Vazia

Tenho vontade de escrever,
De me soltar,
De magicar...
No entanto,
Pareço estar num casulo impenetrável.
Que apesar de confortável, não deixa que me mova...
E sufoca-me, despertando a minha claustrofobia sobre todas as coisas que não me deixam ser EU.
Que me querem outra.
Outra que não sou eu.
Mas quem sou eu?
Como serei eu?
Ou deveria ser...

Serei vazia?


Pessoa Vazia

"Como é por dentro outra pessoa
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição de qualquer semelhança
No fundo."

By: Fernando Pessoa


Foto: by Sofia M Baleia - Fábrica dos Pastéis de Belém

Posted by Picasa

Comentários

ag disse…
Nietzsche diz, trocando por palavras ordinárias, que somos estúpidos se querermos existir nos outros. A única realidade que sabemos existir é a do Eu.
E acrescento eu, para os outros, seremos sempre um Tu. Já achei que os humanos se ligavam por mais, honestamente, acho que se ligam por muito pouco, e como bem diz Pessoa, é só nessas semelhanças que queremos que hajam verosimilhanças.
Nós nunca somos nós nos outros, seremos um objecto construído face à experiência devassa da doutrina da vida do outro. É difícil, muitas vezes é difícil conseguirmos aproximar o outro - que nos vê como Tu - à imagem do nosso próprio Eu.
Mas não desanimes, como costumo dizer, de vez em quanto a nossa força interior torna-se lassa, mas rapidamente lhe voltarás a dar hirteza. Às vezes as visões dos outros são uma saída fácil de nós mesmos.

(desculpa a resposta vaga).
Ânimo, Sofia (faz jus ao teu nome).

Mensagens populares